terça-feira, 20 de outubro de 2015

EUROPA

Deutsche Bank depositou 5.200.000,00(cinco milhões e duzentos mil euros) numa conta por engano
     20/10/2015 - 09:32
Erro foi de um funcionário júnior. Dinheiro foi recuperado um dia depois.
O engano teve validade de apenas um dia, mas a verdade é que a história deverá durar muito mais tempo. Sobretudo na memória do cliente particular que, subitamente, viu a sua carteira de depósitos engrossar em 5200 milhões de euros. A notícia vem estampada nos principais jornais económicos mundiais e relata a forma como um funcionário do Deutsche Bank se enganou a processar uma operação financeira e deixou um cliente da instituição bancária, um titular de uma carteira de investimentos de alto risco, através de um Hedge Fund, subitamente milionário.
O incidente deu-se na equipa de mercados cambiais (Forex Echange) sedeada em Londres e foi reportada às autoridades, nomeadamente à Reserva Federal, ao Banco Central Europeu e à Autoridade da Conduta Financeira do Reino Unido,  quase de imediato. Mas não deixou de ser um golpe algo embaraçoso para o banco alemão, que está já sob escrutínio apertado dos reguladores. Recorde-se que este está a ser um ano negro para o Deutsche Bank, que se viu envolvido num escândalo de manipulação de taxas de juro, e procura agora recuperar a credibilidade enquanto vê os prejuízos aumentar: este poderá ser o ano em que, pela primeira vez em seis décadas, o Deutsche Bank não vai distribuir dividendos aos seus accionistas.
O Financial Times conta que o autor do erro foi de um funcionário “ júnior” do banco e que o engano se deu durante a folga do seu superior hierárquico. Terá sido um erro básico: em vez de dar ordem de processar um valor líquido, o funcionário processou um montante em bruto, que inclui comissões, taxas, impostos, etc. E nem os muitos zeros que lhe surgiram como resultado terá sido suficiente para cancelar a operação.
O cliente em causa era um hedge fund sedeado nos Estados Unidos da América, e o Deutsche Bank demorou apenas um dia a recuperar o dinheiro. Mas rapidamente se levantaram novas questões sobre os controlos operacionais e de gestão de risco das carteiras de investimento, como o princípio de que cada operação deve ser submetida a um rigoroso escrutínio antes de processada.
O Deutsche Bank relatou o incidente para a Reserva Federal, o Banco Central Europeu e à Autoridade da Conduta Financeira do Reino Unido. Duas fontes citadas pelo Financial Times disseram que tais erros são surpreendentemente comuns, mas muito raros nos montantes em causa neste caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lima Informática Manutenção de Computadores
Atendimento agendado

glaucoluizlima.wix.com/glauco