Deutsche Bank depositou 5.200.000,00(cinco milhões e duzentos
mil euros) numa conta por engano
20/10/2015 - 09:32
Erro foi de um funcionário júnior. Dinheiro foi recuperado um dia
depois.
O engano teve validade de apenas um
dia, mas a verdade é que a história deverá durar muito mais tempo. Sobretudo na
memória do cliente particular que, subitamente, viu a sua carteira de depósitos
engrossar em 5200 milhões de euros. A notícia vem estampada nos principais
jornais económicos mundiais e relata a forma como um funcionário do Deutsche
Bank se enganou a processar uma operação financeira e deixou um cliente da
instituição bancária, um titular de uma carteira de investimentos de alto
risco, através de um Hedge
Fund, subitamente milionário.
O incidente deu-se na equipa de
mercados cambiais (Forex Echange) sedeada em Londres e foi reportada às
autoridades, nomeadamente à Reserva Federal, ao Banco Central Europeu e à
Autoridade da Conduta Financeira do Reino Unido, quase de imediato. Mas não
deixou de ser um golpe algo embaraçoso para o banco alemão, que está já sob
escrutínio apertado dos reguladores. Recorde-se que este está a ser um ano
negro para o Deutsche Bank, que se viu envolvido num escândalo de manipulação de taxas de juro, e
procura agora recuperar a credibilidade enquanto vê os prejuízos aumentar: este
poderá ser o ano em que, pela primeira vez em seis décadas, o Deutsche Bank não vai distribuir dividendos aos seus accionistas.
O Financial
Times conta que o
autor do erro foi de um funcionário “ júnior” do banco e que o engano se deu
durante a folga do seu superior hierárquico. Terá sido um erro básico: em vez
de dar ordem de processar um valor líquido, o funcionário processou um montante
em bruto, que inclui comissões, taxas, impostos, etc. E nem os muitos zeros que
lhe surgiram como resultado terá sido suficiente para cancelar a operação.
O cliente em
causa era um hedge fund sedeado nos Estados Unidos da América,
e o Deutsche Bank demorou apenas um dia a recuperar o dinheiro. Mas rapidamente
se levantaram novas questões sobre os controlos operacionais e de gestão de
risco das carteiras de investimento, como o princípio de que cada operação deve
ser submetida a um rigoroso escrutínio antes de processada.
O Deutsche
Bank relatou o incidente para a Reserva Federal, o Banco Central Europeu e à
Autoridade da Conduta Financeira do Reino Unido. Duas fontes citadas pelo Financial
Times disseram que
tais erros são surpreendentemente comuns, mas muito raros nos montantes em
causa neste caso.
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