Massa analisa reconstrução da Williams, suas
chances em 2015 e cutuca a Ferrari
Para o
brasileiro, falta de resultados explica protestos de sua ex-equipe: “Se
tivessem o melhor motor, nunca reclamariam.
A duas corridas
para o fim da temporada de 2013, Felipe Massa, de saída da Ferrari, anunciou
que havia acertado com a Williams, que finalizou aquele ano na nona colocação
no campeonato de construtores, com apenas cinco pontos somados por seus dois
pilotos, Valtteri Bottas e Pastor Maldonado.
Após pouco mais de um ano, o piloto
brasileiro se surpreende com a recuperação da equipe britânica, terceira
colocada em 2014. "Quando eu vi como a equipe estava há dois anos, não
imaginava que tudo pudesse acontecer assim. Foi um pouco mais rápido do que eu
esperava, mas está sendo melhor", disse o paulista ao site Crash.net. A surpreendente
reconstrução da Williams em 2014 aumentou as expectativas sobre o desempenho de
Massa e Bottas neste ano.
O brasileiro reconhece que a pressão é maior,
mas, com uma bagagem de 212 GPs disputados desde 2002, diz que consegue lidar
com a cobrança. Há outro trunfo para que a escuderia possa conseguir bons
resultados: o FW37. Segundo ele, o carro está um passo à frente do modelo
anterior: "É mais estável, com melhor tração, que é algo nós estávamos
buscando no ano passado.”
Apesar da
confiança no FW37, o brasileiro destaca que há aspectos do modelo que precisam
ser aprimorados. Um deles é a força de cima para baixo, ou downforce, que
proporciona maior velocidade nas curvas e menor desgaste dos pneus. Mesmo com
apenas duas baterias de testes de pré-temporada realizadas, Massa já sabe que a
Mercedes, última campeã mundial, continua como a equipe a ser batida, seguida
por Ferrari e Red Bull. "A Ferrari fez uma melhora e a Red Bull foi muito
rápida também. É cedo para dizer. O importante é que estamos no páreo",
opinou. O brasileiro ainda cutucou a Ferrari, sua ex-equipe, que, na última
semana, lançou um carro-conceito como sugestão à FIA (Federação Internacional
de Automobilismo) de possíveis reformulações na Fórmula 1. "Acho que nós
precisamos entender as regras que temos agora. É difícil mudar as coisas de um
ano para o outro, pois terão que preparar tudo antes. Eu sei como é a situação.
Só estão reclamando porque não têm o melhor motor. Se eles tivessem o melhor
motor, nunca reclamariam. Quando não se está ganhando, é fácil reclamar.”
ASCENSÃO DE MAX
VERSTAPPEN "Para ser honesto, eu acho que ele é incrível. É um piloto
fantástico. Ganhou tudo que disputou até agora, mas é muito cedo (para a
Fórmula 1). Nós não podemos mudar as coisas desse jeito. Ele não tem nem uma
carteira de motorista. Quando eu comecei minha carreira, era muito jovem e, se
tivesse começado após um ano, teria sido melhor para mim, só para ter mais
experiência. Acho que ele pode ser rápido, mas a experiência conta, talvez em
alguns detalhes que poderiam causar acidentes ou problemas. Espero que isso não
aconteça com ele."
REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO NA FÓRMULA 1: "Eles precisam
trabalhar para melhorar as categorias. Se o motorista vai desde o kart até a F3
em um ano e, logo depois, vem a Fórmula 1, por que nós temos GP3 e GP2? Eles
precisam trabalhar para que os pilotos tenham essas experiências. Acho que é
preciso um limite de idade para começar bem."
FUTURO DA
CATEGORIA "Minha visão é a de tentar melhorar a aderência mecânica, a
configuração completa da aerodinâmica. O motor, que eu gosto, é muito forte.
Não é fácil de dirigir, o que o torna interessante. E não gosto do barulho. Mas
está um pouco melhor neste ano, o carro ajuda bastante, eu diria”.
fonte: www.terra.com.br
fonte: www.terra.com.br
reedição: Glauco Lima
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